FURG aprova 100% do Enem para ingresso em 2011
Todas as vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio
O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), reunido na manhã de hoje, definiu que o ingresso em 2011 deve ter todas as vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza 100% da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Depois de mais de três horas de discussão, os conselheiros optaram majoritariamente pela aprovação da proposta apresentada pelo reitor e presidente do Consun, João Carlos Brahm Cousin. A votação teve como resultado 20 votos favoráveis, uma abstenção e quatro votos contrários à proposta.
Também foi discutida e aprovada a experiência iniciada no último processo seletivo de utilizar o Programa de Ação Inclusiva (Proai), como forma de ampliar, por meio de bônus, o acesso à Universidade de candidatos afrodescendentes, estudantes de escolas públicas, portadores de deficiência e indígenas.
Na argumentação em favor do uso do Enem e do Proai, o presidente do Consun lembrou que em 2009 a FURG inovou, modificando o processo de seleção. Foi criado o Proai e utilizada 50% da nota do Enem como critério classificatório, associado às provas da Instituição.
Mostrou os números da avaliação do Proai, realizada pela Comisso Permanente de Vestibular, que mostram que a FURG foi procurada majoritariamente por estudantes de escola pública (61%).
Na ocupação das vagas, também houve predomínio da escola pública (67,2%). Comparado com o ano anterior, houve aumento de 2,5% no número de ingressantes vindos destas escolas. O aproveitamento dos estudantes que participaram do Proai foi 56,7% maior do que o aproveitamento daqueles que não participaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário